8 Dicas para conseguir emprego depois dos 40

os 4o anos não são o fimEstar desempregado é difícil em qualquer idade. Mas encontrar emprego depois dos 40 anos ainda pode ser pior. No entanto, mostramos-lhe que não é impossível. O importante é que se mantenha otimista e não desista. E lembre-se que os sindicatos servem também para o aconselhar e dar-lhe apoio quando mais precisar.

Emprego depois dos 40 anos: o que fazer?

Antes de mais, lembre-se: a idade é apenas um número. Mais do que a idade, as empresas tendem cada vez mais a procurar gente motivada e acima de tudo que queira realmente trabalhar. Assim, junte toda a sua motivação, anexe um curriculum actual e leia aqui algumas dicas que o podem ajudar a encontrar emprego depois dos 40 anos:

1. Faça uma reciclagem à sua formação
Atualize os seus conhecimentos ou faça um update das suas competências profissionais. Aposte na formação, lembre-se que “O saber não ocupa lugar” e que em todas as áreas há um contínuo crescimento que precisa de acompanhar. Existem inclusivamente formações no Sindeq, disponíveis para si que procura um lugar na indústria.

2. Atualize o seu CV
Use a sua experiência a seu favor. Atualizar o seu CV e destaque-se entre os restantes. Ter um CV original pode ajudar. Poucos empregadores ou profissionais de recursos humanos querem ver dezenas de CVs todos com a mesma formatação.

3. Valorize a sua experiência profissional
A sua experiência é sua. Não tenha receio de mostrar todas as áreas por onde passou e onde deixou marcas. Se for muito extenso tente resumir o percurso mais interessante.

4. Pesquise! Pesquise muito!
Sites de emprego, redes sociais, anúncios em jornais, ou qualquer que seja o meio que escolha, o importante é que se dedique a procurar emprego. Tente responder a anúncios onde seja indicada a preferência por candidatos com vários anos de experiência.

5. Mantenha-se a par das novas tendências tecnológicas
Cada vez mais, o mundo do trabalho está dependente das novas tecnologias. É importante que se sinta à vontade para usar as várias ferramentas informáticas no seu dia-a-dia. Portanto, se está desempregado, aproveite para fazer formações e desenvolver as suas competências nesta área.

6. Redes sociais – uma montra
Se pensa que as redes sociais servem apenas para partilhar fotos ou artigos, não podia estar mais enganado. O Linked In, por exemplo, é já consultado diariamente por milhares de empregadores. Mantenha-se o seu perfil actualizado.

7. Mostre a sua vontade em trabalhar com pessoas de várias idades
Deixe isso claro para os seus empregadores que não se importará de ser chefiado por pessoas mais novas.

8. Esteja disposto a negociar o salário
A negociação salarial deve ser sempre uma possibilidade. Lembre-se que o país enfrenta uma grave crise económica e nem sempre as empresas podem oferecer o valor que imaginou.

Fonte: E-konomista