Responde a anúncios de emprego todos os dias, envia dezenas de candidaturas e não obtém qualquer resposta? De quem é a culpa? Será da empresa? Será sua?
Muitas vezes a culpa não é de nenhuma das partes mas, naquilo que lhe competir fazer para sobressair, confira as dicas que temos para si:
– O mais provável é o recrutador receber muitas candidaturas. A conjuntura atual, de elevado desemprego e consequente aumento de procura de trabalho, leva a que as empresas sejam bombardeadas com um número elevado de candidaturas. Do lado do recrutador, nem sempre existe tempo para analisar todas as propostas com a devida atenção. Do seu lado, aconselhamos a que, naquele que é o primeiro contacto com o futuro recrutador, seja criativo na abordagem. Como? Capriche no assunto do e-mail e/ou na carta de apresentação.
– Procure marcar presença online. A internet é cada vez mais uma janela de acesso no encontro de possíveis perfis para um determinado cargo. Por isso, o mais provável é que os recrutadores procurem por um perfil seu online. E, por esta razão, use a internet a seu favor, aumentando o impacto da sua candidatura. Faça uso do linkedIn e tenha cuidado com o que partilha em outras redes sociais.
– E por falar em perfis, evite enviar candidaturas sem qualquer critério. Isto porque o seu perfil pode não ser o adequado para a empresa e para o cargo a que se está a candidatar. A internet, mais uma vez, é um ótimo meio para saber mais sobre a empresa e perceber se ela se enquadra no seu perfil.