A IndustriALL Global Union representa 50 milhões de trabalhadores no setor mineiro, energético e industrial em 140 países. Tem como objetivo constituir uma nova força de solidariedade mundial, retomando a luta por melhores condições laborais e pelos direitos sindicais em todo o mundo.
No seu trabalho, desafia o poder das grandes empresas e negoceia com elas a nível mundial, lutando por um modelo de globalização diferenciador, sustentado por um modelo económico e social onde as pessoas estão em primeiro lugar. Rege-se pelos princípios da democracia e da justiça social procurando:
– Constituir sindicatos mais fortes;
– Organizar e aumentar a filiação sindical;
– Lutar pelo direito sindical;
– Lutar contra o trabalho precário;
– Promover a política industrial e a sustentabilidade;
– Garantir a igualdade de direitos e a participação da mulher;
– Criar condições seguras de trabalho;
– Melhorar a democracia e a inclusão.
A nível europeu, e fundada em maio de 2012, a IndustriALL European Trade Union é a federação da União Europeia que representa cerca de 7 milhões de trabalhadores de cerca de 200 sindicatos europeus, incluindo o Sindeq.
No âmbito das suas ações, em junho de 2014 realizou-se a primeira negociação coletiva e a Conferência de Política Social da Europa, onde os mais de 200 representantes dos vários sindicatos europeus concordaram que a economia europeia deve basear-se em empregos decentes por oposição à precariedade.
Na sequência desta conferência, a IndustriALL European Trade Union continua a apostar na campanha para parar o trabalho precário, especialmente nesta altura em que, no dia 7 de outubro, se comemora o Dia Mundial pelo Trabalho Decente.
Acima de tudo, esta campanha pretende sensibilizar os trabalhadores e as empresas para a necessidade de pôr fim ao trabalho precário, na luta constante pela melhoria das condições de trabalho. A campanha é abrangente e desdobra-se numa série de documentos informativos nos mais variados formatos e em vários idiomas.