NEGOCIAÇÕES ARRASTAM-SE
Realizou-se no passado dia 22 de fevereiro a terceira reunião de negociações do Contrato Coletivo de Trabalho para as Indústrias Químicas sem que tenha sido possível chegar a acordo quanto aos valores salariais que vão vigorar no corrente ano de 2019. A COFESINT apresentou uma proposta para três anos, com base num aumento de 2% sobre a inflação dos anos anteriores, garantindo assim a continuação da recuperação do poder de compra perdido durante os anos da crise e crescimentos reais dos salários contratuais nos próximos anos. Por outro lado, propusemos a eliminação, de forma faseada, da tabela B, a qual contempla em muitos níveis valores inferiores ao salário mínimo nacional.
Por parte das associações patronais houve uma aceitação inicial de um contrato a três anos, mas por valores fixos (0,5%) que nem chegam para cobrir a inflação e resultavam, objetivamente, numa redução salarial. Para além disso, voltaram a apresentar mais um conjunto de propostas visando reduzir regalias e direitos consagrados há muitos anos no CCT como, entre outros, o descanso compensatório, o valor do trabalho suplementar, a majoração das férias e o complemento do subsídio de doença. Pela parte da COFESINT ficou claro que não aceitamos qualquer redução de direitos consagrados no CCT e que o aumento salarial tem de ser superior à inflação, seja para um único ano (2019), seja para dois ou três anos.
As dificuldades nesta negociação predem-se muito com a existência de várias associações que têm dificuldades em entenderem-se entre si, também devido à realidade diferente das empresas que cada uma representa. Em regra, funciona o menor denominador comum….
Seja como for, deixámos claras as condições mínimas para um entendimento, a um ou a três anos, e estamos na expetativa que as associações patronais as venham a acolher. A próxima reunião ficou agendada para 19 de março e temos a expetativa que seja possível chegar a acordo. Se assim não for, seguiremos para Conciliação no Ministério do Trabalho.
Lisboa, 25 de fevereiro de 2019