Receber uma proposta de emprego e analisá-la, esteja numa situação de desemprego ou de mudança na sua carreira, deve requerer toda a sua atenção. Antes de dar uma resposta, é importante parar e pensar duas vezes. Da sua decisão, resultará sempre uma consequência. É fundamental analisar bem as ofertas, não se deixar levar pela euforia do momento e tomar a decisão mais acertada para o seu futuro, evitando erros.
Para tal, procure ter em consideração os seguintes aspetos:
– O salário que, não sendo o único, é um dos fatores mais importantes a ter em consideração. É fundamental perceber se a proposta vai de encontro às suas expectativas salariais. Se não for, tente negociar.
– Além do salário, uma proposta de emprego deve ter em conta outros benefícios adicionais como o subsídio de alimentação, de transporte, ajudas de custo, prémios de produtividade, férias, seguros de saúde, formação.
– O horário de trabalho e a localização da empresa. Estes dois aspetos vão de encontro aos aspetos anteriores, uma vez que lhe permitirão perceber se a remuneração oferecida faz face às despesas para se deslocar para o seu local de trabalho, assim como o tempo que vai despender nestas deslocações. Avalie e confira de o fator distância em conjunto com o fator horário de trabalho lhe permitem manter o devido equilíbrio entre a sua vida pessoal e sua vida profissional.
– A identificação com a empresa. Tem que ver consigo? Tente conhecer o ambiente de trabalho, falando, se necessário, com pessoas que trabalham ou que já trabalharam nessa empresa, por exemplo.
– O seu futuro profissional. Qualquer profissional pretende subir na carreira. Por isso, antes de aceitar uma proposta reveja os seus objetivos profissionais.
Pense. Acima de tudo, pense e pense bem! Se possível, sem pressas e mantendo-se afastado de alguma pressão. Analise cuidadosamente todos os aspetos que tem em mãos, sem se inibir de fazer todas as questões.