O outro lado do sindicato
Esta será a primeira entrevista do Sindeq, num espaço em que queremos mostrar um pouco mais sobre o que somos, sobre quem somos e o que nos move.
Vitor Coelho é o primeiro a dar a cara. E o corpo, literalmente. Passou pelo futebol, futsal, atletismo e trail e acredita que o desporto contribui para o equilíbrio e uma vida mais feliz na sua essência. No trabalho, veste a camisola do Sindeq e defende que o desporto e trabalho podem e devem andar de mãos dadas. Deixamos a entrevista na íntegra:
Se esta entrevista fosse uma entrevista de emprego, como farias a apresentação do teu percurso?
Diria que é um percurso que foi sendo consolidado em etapas e que trabalho para que continue a evoluir. No passado como espero no futuro, é assente em determinação, foco, persistência, ajuda dos amigos e um pouco de loucura.
Como surgiu a tua paixão pelo desporto?
A minha paixão pelo desporto, vem desde muito novo, as primeiras provas que me lembro datam de 1983 nos corta matos escolares. Desde aí, pratiquei futebol, futsal, atletismo e trail. Para enfatizar essa paixão, conclui o mestrado de educação física e desporto em 2011. As corridas de grande distância (ultras /endurance), são onde tenho os melhores desempenhos e mais apropriadas às minhas especificidades.
Acreditas que o desporto pode mudar vidas?
Acredito cegamente que não só pode mudar como mesmo salvar vidas. Lá encontramos um escape natural aos contratempos da vida, o aumento da autoestima e moldação da personalidade. Assim acho que um individuo que pratique desporto com regularidade e equilíbrio é muito mais feliz.

Desporto e trabalho podem ser amigos ou nunca se cruzam?
O trabalho e o desporto para mim estão estritamente ligados. Praticar desporto de uma forma controlada, orientada e como método, vai-nos tornar mais capazes física e psicologicamente, logo as funções que desempenhamos nas nossas profissões, acabam por ser executadas com muito mais sucesso. Este relacionamento na minha opinião ainda não é bem aproveitado pelos responsáveis das empresas e estes deveriam olhar para o desporto como uma grande arma para a prevenção.
Muitos não conseguem ver à primeira vista a ligação do sindicato com o desporto. Mas sabemos que tu serás a melhor pessoa para responder: como pode um sindicato contribuir para um estilo de vida mais saudável dos trabalhadores?
Todos nós somos multidisciplinares, seja na família, no trabalho, no sindicato, lazer, etc. vamos mudando o chip ao longo do dia e ajustando as vicissitudes. O desporto tem regras e disciplina, assim é perfeito para fazer a simbiose com outras atividades. Um sindicato como o nosso que tem protocolos com vários ginásios, organiza vários torneios, tem equipa de btt, atletismo e trail, entre outros, mostra a olho nu a importância desta ligação.
#JuntosSomosMaisFortes