Porque Fazemos Greve

JORNADA DE LUTA EUROPEIA

14 NOVEMBRO 2012

Porque Fazemos Greve

 

A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) decretou para 14 de Novembro de 2012 um dia de ação e solidariedade em toda a Europa, incentivando os sindicatos a decretarem greves, manifestações, comícios ou outras ações em defesa das políticas da CES insertas na sua proposta de Contrato Social para a Europa.

 

De facto, as políticas de austeridade que estão a ser implementadas um pouco por toda a Europa, designadamente nos países situados a Sul como Portugal, estão a arrastar-nos para a recessão económica, para um aumento do endividamento e, de forma encapotada mas inegável, para o desmantelamento do Modelo Social Europeu baseado na solidariedade e no apoio aos mais fracos e desprotegidos.

 

Nestas circunstâncias, o SINDEQ como membro da CES e consciente da responsabilidade que nesta difícil conjuntura cabe a todas as organizações representativas de trabalhadores, decidiu apresentar um pré-aviso de greve para o dia 14 de Novembro de 2012 para que todos os seus filiados, se assim o entenderem, possam associar-se e participar ativamente nesta jornada de luta europeia.

 

Se os trabalhadores europeus em geral têm razões para manifestar o seu descontentamento, os trabalhadores portugueses em particular têm razões acrescidas para gritar bem alto que os sacrifícios que lhes estão a ser impostos pela Troika e pelo Governo são insuportáveis, estão errados, como já foi reconhecido pelo FMI e UE e vão conduzir-nos para um abismo económico e financeiro do qual levaremos décadas a recuperar.

 

A vergonhosa submissão dos decisores políticos europeus aos bancos, aos interesses financeiros dos ricos e poderosos por eles representados tem de acabar. Consolidar as contas públicas, gastar de acordo com a riqueza produzida deve ser um objetivo que a todos preocupe.

Mas o que está a acontecer é um estrangulamento económico e financeiro, que se vem desenvolvendo já há algumas décadas e que em breve nos deixará inteiramente à mercê dos países europeus mais poderosos, condenados a trabalhar “por um prato de lentilhas”, sem direitos e sem dignidade.

 

É contra esta semiescravidão que devemos lutar, que devemos gritar bem alto a nossa indignação, agora que ainda temos oportunidade de o fazer. Por isso o SINDEQ apela a todos os seus associados para que participem ativamente na jornada de luta do próximo dia 14 de Novembro.

 

Em defesa do Estado Social!         Por uma Europa Social com Emprego!

 

Lisboa, 02 de Novembro de 2012

                                                                                 A Direção do SINDEQ

cropped-Logotipo_SINDEQ_semfundo (1)

Sindicato das Indústrias e Afins UGT

Quem Somos

© 2024 CreatedBy SosRepair