Procurar emprego na internet!

procurar-emprego-internetEncontrar emprego pode ser uma tarefa complicada, principalmente se pensar na conjuntura atual, em que além da enorme competição que o mercado de trabalho acarreta, facilmente pode sentir-se perdido e não saber onde nem como procurar emprego. Por isso, e depois de tentar melhorar o seu currículo, queremos ajudá-lo a descobrir as potencialidades da internet nesta árdua tarefa de encontrar um lugar para si no mundo do trabalho.

A ida ao Centro de Emprego ou a busca de anúncios em jornais e revistas não tem de deixar de ser uma via para procurar trabalho, mas pode e deve ser complementada com pesquisa na internet. Os sites com anúncios de emprego devem, cada vez mais, ser uma opção e por várias razões:

– A procura de ofertas na internet é gratuita, assim como o registo em quase todos os sites;

– A maior parte das empresas já é adepta das novas tecnologias e prefere colocar os seus anúncios online, de forma a chegar a um maior número de candidatos e, desta forma, alargar o seu leque de escolhas;

– A internet possibilita que procure emprego em qualquer lugar, utilizando qualquer plataforma, sendo que qualquer lugar é mesmo qualquer lugar, até no estrangeiro;

– A maior parte dos sites já permitem segmentar a procura, pelo que é mais fácil e rápido selecionar as ofertas de acordo com a localização ou função. O uso de palavras-chave neste processo é, também, cada vez mais recorrente.

Mas, afinal, em que sites deve procurar emprego?

A internet é uma excelente ferramenta na procura de emprego mas pode, também, ser uma autêntica dor de cabeça quando se depara com a avalanche de sites onde é possível realizar a sua procura. Muita informação gera, automaticamente, também muita confusão. Por isso, o nosso conselho é para que pesquise em sites onde existe alguma segurança:

– Sites e páginas governamentais: pode continuar a ir ao Centro de Emprego mas pode e deve consultar o site do IEFP todos os dias ou sempre que lhe for possível. Deve também consultar o BEP (Banco de Emprego Público). Trata-se de uma ferramenta pertencente ao Estado e que lhe permite procurar empregos ligados ao mesmo.

– Sites e páginas não governamentais: o net-empregos e o emprego.pt são dos sites mais conhecidos. É só preciso registar-se e começar a procurar. São os dois muito intuitivos neste aspeto. E ligados a empresas mais conhecidas temos, por exemplo, o Sapo Emprego e o Expresso Emprego onde também é muito fácil aceder às ofertas. Em todos os casos, são praticamente diárias. Por isso, mantenha-se atento!