Com o objetivo de estendermos a nossa ajuda na procura de emprego através da internet, hoje vamos mesmo estender-nos mas para outra realidade e que vai um pouco mais além dos sites mais comuns de ofertas de trabalho. Referimo-nos ao LinkedIn!
Mas, afinal, o que é o LinkedIn?
O LinkedIn não é mais que uma rede social! Difere-se de outras redes sociais por ser simplesmente direcionada para o mundo profissional e usada, por isso, nesse sentido. O seu principal objetivo é a reunião de profissionais que, sendo pessoas ou empresas, têm aqui a possibilidade de interagirem e alargarem a sua rede de contactos profissionais. É, muitas vezes, utilizada pelas empresas para procurarem trabalhadores que preencham os requisitos procurados pela mesma. Por isso, se o seu objetivo é, além de procurar emprego, conseguir bons contactos empresariais, não pode ficar fora desta rede social.
E como funciona o LinkedIn?
Como em qualquer rede social ou mesmo em alguns sites de procura de emprego, o primeiro passo é o registo! É gratuito e intuitivo. Precisa, apenas, inserir alguns dados básicos como em qualquer outro site.
Em seguida, serão solicitadas mais informações e que serão, essencialmente, relacionadas com o seu currículo e que irão corresponder ao seu perfil no LinkedIn. A forma como visualiza essa informação (layout) assemelha-se a um modelo mais comum de currículo com a diferença de ser digital. O principal foco estará no seu historial académico e profissional que será preenchido tal e qual um currículo normal, com foto, empresa/escola ou universidade, datas, funções e descrições.
Além desta informação mais básica, há ainda espaço para colocar outras informações que considerar relevantes como interesses, formação extra, grupos a que está associado ou títulos honoríficos que tenha conquistado.
Depois de preencher o seu perfil (que pode e dever ir sendo alterado), é tempo de começar a procurar contactos. E, para isso, basta que importe os seus contactos do e-mail ou que procure por pessoas e empresas que gostaria que fizessem parte da sua rede de contactos. A procura pode ser feita de forma mais simples, através do uso de palavras-chave, ou de forma mais avançada, por localização, interesses, empresa, área profissional. Mas não se esqueça: é uma rede social direcionada para contactos profissionais! Por isso, atenção a quem quer que faça parte dela.
Por último, é necessário que torne os seus contactos em conexões! Ou seja, convidá-los para fazerem parte da sua rede. E, mais uma vez, relembramos que é muito importante saber quem quer que faça parte da sua rede. Da mesma forma que quando envia um currículo ou uma carta de apresentação para determinada empresa deve personalizar esse envio, no LinkedIn deve personalizar a sua lista de contactos.
Dicas importantes na utilização do LinkedIn:
Lembre-se que está numa rede social profissional!
Ou seja, o objetivo desta rede não é partilhar fotografias com os amigos ou comentar as férias. O objetivo é estabelecer relações profissionais e, por isso, é importante que tenha cuidado com as atualizações que faz no seu perfil, procurando que tenha sempre ligação com o seu lado profissional.
Atenção com a fotografia de perfil!
A fotografia de perfil é importantíssima! É fundamental para quem está a recrutar ligar a cara ao nome e a imagem conta. Uma imagem do seu rosto e com um ar profissional é o suficiente.
Currículo atualizado!
Manter sempre o currículo atualizado! Como já o dissemos aqui, grandes ausências temporais sem atividade (seja trabalho ou formação) poderá ser prejudicial para si.
Explore as ferramentas!
O LinkedIn coloca à sua disposição um conjunto grande de ferramentas que o poderá ajudar na procura de emprego. No botão “empregos” pode procurar de acordo os seus interesses ou ter acesso a novas vagas e anúncios. Os grupos, por exemplo, podem significar um nicho onde procura, explora e debate assuntos relacionados com a sua área profissional.