Segurança e Saúde no Trabalho
A importância de uma Newsletter Internacional
A área da Segurança e Saúde no Trabalho reveste um caráter internacional extremamente rico, ou seja, é um campo em que estão permanentemente a surgir novas orientações, atualizações técnicas, legislação e recomendações, estudos, dados estatísticos, bem como instrumentos de informação e sensibilização provenientes de várias fontes, considerando que fazemos parte da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), do Instituto Sindical Europeu (ETUI), da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, do Comité do Luxemburgo.
Importa, igualmente, evidenciar boas práticas apresentadas por outras estruturas sindicais filiadas na CES. Esta Newsletter tem pois essa missão.
Relembramos que a UGT pugnou juntamente com a CES para que governo e empregadores tomem medidas para que, em conjunto, com os sindicatos, se evitem acidentes de trabalho mortais e não mortais, lesões e doenças profissionais.
Clique para ler os destaques desta primeira edição:
- RAPID – Proteger os trabalhadores contra produtos químicos cancerígenos: a Comissária Marianne Thyssen congratula-se com o terceiro acordo entre as instituições da UE
- Uma publicação do ETUI sobre saúde ocupacional traduzida para português
- Lacunas enormes identificadas no reconhecimento de cancros ocupacionais na Europa.
- Mulheres, trabalho e cancro – Por que razão a ligação não está a ser feita?
- Redes sindicais: uma resposta à saúde ocupacional em pequenas empresas?
- Futuro inquérito sobre a exposição a fatores de risco de cancro no local de trabalho
- Análise exaustiva de cinco sistemas de alerta e sentinela para a identificação de novas doenças relacionadas com o trabalho
Mais informação atualizada, em UGT