Trabalhar por turnos não é fácil. O trabalho por turnos pode trazer até consequências negativas para o organismo do trabalhador: esta é uma das grandes desvantagens de trabalhar por turnos. Ora veja.
Sono
O trabalhador por turnos sofre com a inconstância de horários. Ele tem o sono e o relógio biológico desregulado, podendo padecer de insónias e complicações de sono.
Cansaço
Além do sono trocado, forçar o organismo a diferentes cargas horárias de trabalho causa fadiga ao trabalhador. Trata-se de desgaste físico e mental.
Compensação
Como o organismo se encontra desregulado, o trabalhador por turnos pode ter a necessidade de recorrer a suplementos alimentares ou a medicação para compensar as carências.
Afastamento
Quem trabalha por turnos pode ficar mais afastado da sua família e dos seus amigos, quando os horários destes não se interligam. Os dias de folga devem ser aproveitados para colocar o contacto e as relações em dia.
Tempo de repouso
Colocar o contacto e as relações em dia significa abdicar do tempo de repouso. O tempo de descanso, que serve mesmo para isso – descansar – é ocupado com a tentativa de equilibrar o que o trabalho por turnos desregulou em primeiro lugar.
Existem vantagens em trabalhar por turnos, mas também existem sérias desvantagens.
FONTE: Economias