Será assim o trabalhador ideal em 2020

Um funcionário polivalente, de mentalidade elástica, muito assertivo e com forte inteligência emocional. É assim que deve ser o homem ou mulher que quiser ter um (bom) lugar no mercado em 2020.

Rafael é um rapaz de dezoito anos prestes a entrar na universidade. Daqui a cinco anos vai entrar no mercado de trabalho. Será que estes cinco anos vão ser suficientes para se preparar para as exigências das empresas de então? É que as mudanças tecnológicas, sociais e demográficas vão ditar novas regras na hora de escolher os funcionários ideais do mercado de trabalho em 2020. E Rafael quer ser um deles.

Quando tiver 23 anos, Rafael vai saber que a sua esperança média de vida aumentou em relação à dos pais, que os postos de trabalho repetitivos estarão entregues às máquinas e que a informática vai permitir-lhe ter novas perspetivas do mundo à sua volta. É nisso que aposta Graham Winfrey, jornalista da Inc., que se baseou nos critérios medidos pelas dez maiores instituições de ensino online norte-americanas.

Assim que Rafael se tornar adulto, os novos media vão continuar a evoluir e a exigir uma adaptação constante, a tecnologia vai desenvolver novas formas de produção e os monopólios (ainda) entregues aos Estados Unidos da América e à Europa poderão estar dispersos por outras regiões do mundo.

Para triunfar, Rafael terá pois de ter estas características em 2020:

 

Mas vamos aos pormenores. O futuro de Rafael terá como palavras-chave a longevidade, a inteligência artificial, o mundo computadorizado, os novos media, as organizações dotadas de superestruturas e a conexão mundial. 2020, na perspetiva das empresas, será mesmo um ponto de viragem no modo de fazer negócio, mas acompanhar os tempos também exige mudanças no estilo de operar nos mercados.

(…Veja mais sobre este tópico aqui)

Quer saber se está pronto para enfrentar o futuro? A Success Factors – uma empresa que gestão de recursos humanos – preparou um teste para descobrir se está preparado para fazer parte da chamada Workforce 2020. Clique no link e descubra.

FONTE: Observador

cropped-Logotipo_SINDEQ_semfundo (1)

Sindicato das Indústrias e Afins UGT

Quem Somos

© 2024 CreatedBy SosRepair