Como você se vê daqui a cinco anos, ou onde você se vê daqui a cinco anos, é uma questão da entrevista de emprego que pode deixar um candidato sem saber o que dizer. Para não ser apanhado desprevenido, veja de seguida como responder a esta pergunta.
Perspetivas de futuro
Não encare esta questão como uma pergunta estúpida da entrevista de emprego. O recrutador quer saber se o candidato tem uma visão de futuro, se ele está realmente interessado na área ou se está apenas de passagem, e se o investimento que vai fazer nele em formação vai mesmo valer a pena.
Posição de liderança
Uma resposta típica a esta pergunta é afirmar que se deseja estar numa posição de chefia, no lugar do entrevistador, mas esta resposta pode causar polémicas, sobretudo nas empresas pequenas, onde não há lugar para subir na carreira e para tirar o lugar aos quadros superiores.
Desenvolver projetos
Uma forma de responder a esta pergunta é dizer que se vê a trabalhar na área, a desenvolver projetos em determinadas áreas relevantes para o cargo. Fale mais nas funções que se vê a desempenhar do que em cargos.
Aprendizagem
Pode referir como o emprego atual é importante para aprender e para subir degraus na sua carreira, até ao ponto ideal, que lhe garante realização profissional e pessoal. Pode falar na vida a nível geral, e não somente do âmbito profissional. Pense nas competências que espera desenvolver nos próximos anos e imagine o que o domínio destas lhe permite fazer.
Fazer carreira e ajudar a empresa
Tente traçar um plano realista para o seu futuro e mostrar que está interessado numa carreira e não num emprego. Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescer profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê a contribuir para o sucesso da empresa, já que o seu objetivo é crescer como profissional mas também contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.
Fonte: Economias