Em colaboração com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com a Universidade de Santiago de Compostela e com a Junta da Galiza, a Delegação Regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional vai organizar o XVI Congresso Internacional de Formação para o Trabalho Norte de Portugal/Galiza. O encontro irá decorrer nos dias 16 e 17 de outubro no Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto.
O tema do Congresso – “Lugares de trabalho – espaços de aprendizagem. A Relevância da formação para o trabalho. Formar para o trabalho, formar no trabalho, formar pelo trabalho.” – debruçar-se-á sobre a importância do trabalho nos percursos do desenvolvimento humano, lançando um olhar sobre os modos atuais de aquisições de aprendizagens e competências para e no trabalho.
Pretende-se que este encontro incentive momentos de reflexão sobre o tempo de vida no trabalho sendo, este, um território de múltiplas aprendizagens, de competências técnicas especificas e de saberes transversais que resultam de circunstâncias e pessoas concretas. Os ensinamentos transmitidos aos trabalhadores permitem-lhes construir percursos de conhecimento em ambiente profissional, cimentado em aprendizagem moldada pelo trabalho.
O envolvimento ativo e a mobilização dos empregadores à volta da formação em local de trabalho, identificando necessidades e planeando currículo e qualidade na avaliação, constitui um importante sinal no modo em como se ampliam competências, tendo como objetivo o crescimento económico e a inserção sócio profissional das pessoas.
Este é um contexto propício à emergência de novas modalidades de empregabilidade, através de processos articulados com as necessidades do mercado de trabalho e as mudanças nos contextos de trabalho e nas formas de contratualização laboral.
Os novos modelos de formação onde emergem a formação profissional qualificante de desempregados nos processos de modernização e reindustrialização do país, salientam a centralidade dos contextos de trabalho como lugares de aprendizagem e espaços de alternância, salientando assegurar a qualidade dos percursos formativos e acreditação dos seus resultados.
Não se esqueça de ver com mais detalhe o programa do XVI Congresso Internacional de Formação para o Trabalho Norte de Portugal/Galiza, realizar a sua inscrição e ficar a par de todos os acessos.
A sua participação é válida porque Juntos Somos Mais Fortes!