A EURES (Serviços de Emprego Europeu) é uma rede de cooperação entre a Comissão Europeia e os serviços públicos de emprego dos Estados Membros, regendo-se pelo principal objetivo de facilitar informações sobre oportunidades de emprego e condições de vida laborais dentro do Espaço Económico Europeu.
Dentro desta rede, e de forma a prestar apoio a um grupo de trabalhadores e empresários mais específico, foi criada a EURES Transfronteiriço Galiza-Norte de Portugal. A sua zona de atuação, e tal como a denominação indica, circunscreve-se à zona norte de Portugal e da Galiza.
O Serviço EURES Transfronteiriço pretende:
– Facilitar o acesso à informação sobre ofertas de emprego na área fronteiriça entre a Galiza e o norte de Portugal;
– Informar sobre a legislação dos seus países em matéria laboral, fiscal, social;
– Proporcionar elementos informativos sobre condições de vida e de trabalho nos dois lados da fronteira;
– Orientar em matéria de formação e práticas profissionais na área fronteiriça.
E, no âmbito de todos estes objetivos e com vista à mudança da presidência do Conselho, realizou-se, nas instalações do Sindel, no Porto, a Assembleia Geral do CSI (Conselho Sindical Inter-Regional Galiza-Norte de Portugal), presidida pela UGT Portugal e assumida pelo Secretário-Geral do Sindeq, Osvaldo Pinho.
O Conselho contou ainda com a presença do Secretário-Geral da UGT, do Presidente do IEFP, dos delegados regionais da ACT e do IEFP, do diretor da Segurança Social de Viana do Castelos e de vários dirigentes sindicais.
Em cima da mesa estiveram também outros assuntos como o balanço económico das atividades do período 2012-2014, a proposta de calendário de atividades a desenvolver entre 2014 e 2016 e a análise da proposta de protocolo de cooperação entre a Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal e o CSI.