Numa altura em que as oportunidades de trabalho são escassas e a dificuldade em encontrar emprego aumenta, é importante saber que ferramentas tem ao seu dispor e que o podem auxiliar no momento de planear um novo futuro profissional.
Para o ajudarmos, deixamos algumas dicas:
– Faça uma lista das empresas onde gostava de trabalhar. O LinkedIn é uma ótima via para esta pesquisa, assim como para criar um perfil que o poderá beneficiar na procura de emprego. A sua utilização é uma boa ajuda para manter o foco na área em que deseja ter sucesso profissional.
– Crie uma lista de objetivos! Registe os seus objetivos profissionais para que, mais uma vez, não perca o foco. Comprometer-se, por exemplo, a enviar três currículos por semana, pode ajudá-lo neste sentido.
– Pesquise por grupos profissionais da sua área! Em todas as áreas profissionais existem grupos, clubes ou associações que, numa fase de procura de trabalho, podem ser uma ajuda. Mais uma vez, pode pesquisar por grupos no Linkedin ou noutras redes sociais como o facebook. Aumentar a sua rede de contactos é essencial!
– Reveja o seu currículo, atualize-o e, se possível, melhore-o! Como o fazer? Nós explicamos aqui, aqui, e aqui.
– E, sobretudo, não fique parado! Faça formação, procure cursos gratuitos que possam enriquecer o seu currículo, dedique algum do seu tempo ao voluntariado ajudando numa causa, use e abuse da internet para pesquisar e se atualizar sobre a realidade do mercado de trabalho e, quem sabe, não lhe surge uma nova ideia de negócio.